segunda-feira, 7 de março de 2011

Zabé da Loca

    Aristóteles, no início de sua obra Metafísica afirma: " Na verdade, foi pela admiração que os homens começaram a filosofar tanto no princípio como agora" (982 b-l3/14) thaumazein é o verbo grego que de modo aproximativo tentamos traduzir (sem dúvida amparados nos latinos que primeiro o entenderam como admirari) como admirar-se.  Trata-se de um estado que nos acomete quando nos defrontamos com algo estranho por ser "thaumaston" extraordinário, admirável.

    Na minha opinião, quando esse estado de adimiração acontece não tem explicação, você simplesmente é tocado na alma e vive as implicações. E foi o que aconteceu comigo no último domingo (06), enquanto via a reprise de uma reportagem do Globo Rural sobre uma mulher da Paraíba que toca pífano, a flauta típica do Nordeste. Ela é conhecida como Zabé da Loca, uma referência ao fato de ter vivido por vinte e cinco anos numa gruta situada na zona rural da região do Cariri Paraibano, no município de Monteiro.

    O que me emocionou foi o seu senso de humor, talento artístico e a sua simplicidade. Embora com 86 anos de idade, não perdeu a graça de ser. A emoção com que lembrou de quando, mesmo viúva, teve que criar seus filhos dentro daquela gruta. Há sete anos vive no assentamento Santa Catarina, em uma casa que ganhou do Incra no processo de reforma agrária na região. Mas é da gruta que ela sente saudade, pois diz que lá foi feliz! Hoje ela participa de festivais de música popular pelo Brasil. Lá onde mora, ela é exemplo e inspiração para um projeto que tem como objetivo o ensino da música de raiz para meninos e meninas da região, sendo ela também uma das professoras.

    Histórias de vida como a de Dona Izabel ou "Zabé" como é conhecida, me fez pensar e repensar sobre o que é a vida, cultura, felicidade, evangelho, etc. Também me fez recordar de tantas outras mulheres guerreiras e maravilhosas que como Zabé da Loca, vivem espalhadas por esse nosso país. Embora ainda sob efeito thaumazein dessa história, aproveito para parabenizar às mulheres no seu dia Internacional de homenagem. Principalmente minha mãe, a mulher mais importante da minha vida. E as demais com as quais mantenho algum contato pessoal ou virtual. Parabéns!

Nenhum comentário:

Postar um comentário