quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Presente de grego para Jesus

Os gregos antigos, ficaram conhecidos na história como pessoas que gostavam de discussões e debates. Esse modo de ser e pensar era uma característica daquela cultura. Não por acaso, os grandes filósofos que surgiram na história da humanidade foram gregos, como Sócrates, Platão e Aristóteles, para citar alguns dos mais importantes. Marcaram o mundo ocidental com os seus pensamentos sobre vários assuntos e temas da vida. Inventaram uma forma de pensar e deram o nome de Filosofia, eles ajudaram a estabelecer os fundamentos políticos, artísticos, educacionais e científicos da cultura ocidental.

Em João 12:20, encontramos o registro de um fato curioso, um  grupo de gregos que se encontrava em Jerusalém, pede para ver Jesus, agendar um encontro com ele. Alguns já disseram que o objetivo deles, era convidar Jesus para que ele fosse viver na Grécia, a fim de escapar dos seus inimigos e lá continuar ensinando a sua "filosofia". Bem, não tratarei deste aspecto. Quero falar do interesse em si, que  tiveram aqueles gregos por Jesus, mesmo não sendo ele um "filósofo" dentro dos padrões gregos de ser. No outro extremo, os líderes da religião que queriam matar Jesus, motivados entre outras razões, também pela inveja que sentiam, como mostra o v.19. No mesmo contexto são dois olhares em relação a Jesus: o olhar dos religiosos, representados pelos pelos chefes dos sacerdotes e fariseus e o olhar dos gregos que queriam um encontro com Jesus.

Se por um lado, os gregos não puderam compreender naquele momento a missão de Jesus, ele no entanto, sabia claramente e estava muito atento. O próprio Jesus disse: "É chegada a hora em que o Filho do Homem há de ser glorificado" razão da consciência do que estava em curso: a salvação da humanidade, o que inclui também a salvação daqueles gregos. Em relação ao desejo dos gregos em vê-lo, Jesus não demonstrou gesto algum de condenação. Não condenou a capacidade de pensar daqueles homens e nem a atitude deles. Confesso que fico preocupado quando vejo pastores ou líderes religiosos que condenam os saberes humanos, especialmente das ciências humanas e filosofia. Como se a capacidade e o conhecimento humano não fossem dádivas divinas. É algo que precisamos pensar a respeito.


A propósito, se comemora hoje o Dia Mundial da Filosofia e que foi  instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Todos os anos ele é comemorado na terceira quinta-feira do mês de novembro. Neste ano de 2010, os eventos alusivos à data aconteceram hoje, 18 de novembro. Por isso, uma boa razão para lembrar o que disse Merlau-Ponty, que “a verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo”. Um mundo pelo qual Jesus se entregou e morreu, pois amou os gregos, judeus, árabes, você e eu!

Um comentário:

  1. Oi.

    Vou dar uma opinião, não sou muito conhecedor da história ainda.
    Mas busco entender a vida em geral, tenho plena certeza da existência de Deus.
    E na vida de cristo, percebo que em muitos lugares são condenadas as ciências humanas pelos religiosos, por quererem, apenas se fundamentar na biblia para argumentar e condenar (isso lembra os fariseus) .acho que eles tenham medo de determinados ramos da busca do conhecimentos que geram ateus ou até idolatração de certos pensadores, sei lá porque condenam.

    Mesmo Jesus tendo dito para ter cuidado com o julgo condenatório.



    Acho que algumas pessoas idolatram determinados Filosofos ou físicos, Pessoas que ajudaram a construir o desenvolvimento atual que prejudica o meio ambiente, ou seja está matando os seres humanos. (Desenvolvimento sustentável)


    Então, eu acho que o caminho para muitas pessoas entenderem e buscarem a Deus é justamente a ciências humanas e exatas, conhecimento humano, dádiva de Deus.
    Que chegam a um lugar que apenas Deus, sabe e pode explicar e aí então finalmente buscarem o caminho a verdade e a vida.

    Deus, concerteza entende e espera a hora certa de determinados filhos!

    ResponderExcluir