terça-feira, 16 de novembro de 2010

Quem sou eu: breve resumo

Sou o filho mais novo de uma família que era constituída de dois irmãos, mãe e avó materna, já falecida. Não tive convivência alguma com o meu pai biológico. Com Dedete, como era carinhosamente chamada minha avó Elizete, aprendi as primeiras lições sobre a fé católica romana, instituição responsável pela minha formação cristã durante a infância.


Meu primeiro contato com igreja evangélica, se deu quando minha mãe, deixou o centro espírita que frequentava, pelo convite de meu irmão para visitar uma igreja presbiteriana. Lá após a pregação, como de costume entre igrejas tradicionais, fui à frente com outras pessoas. E fui não somente devido ao convite feito pelo Rev. Josafá Vasconcelos, mas porque estava convencido que deveria aceitar Jesus como meu Senhor e Salvador. Foi então o começo da minha conversão. Eu havia completado 11 anos de idade mas já tinha consciência que aquele gesto representaria o começo de um novo e difícil caminho para um garoto daquela idade.

Em seguida, por ser mais próximo da nossa casa,  nos transferimos para uma Assembléia de Deus. Lá  fui batizado aos 13 anos, onde permaneci  durante os  anos  da adolescência.  No começo da juventude tornei-me membro de uma igreja batista. Estudei missiologia e teologia, fui missionário transcultural tendo passado um período no Chile, também no Mato Grosso. Alguns anos após, por razãoes acadêmicas retonei  a minha cidade natal. Foi uma fase de questionamentos que resultaram  na decisão de afastar-me das atividades com a igreja institucional.

Mesmo sem levar uma vida religiosa, conforme o padrão evangélico tradicional, dei continuidade aos estudos de teologia e filosofia. Cursei o doutorado em Processos de Transnacionalização da União Européia e Mercosul. Fiz o curso de  MBA e Especialização em Administração. Em Teologia  tenho me dedicado ao estudo do Novo Testamento e História da Igreja.

Sobre a fé em Cristo, faço minhas as palavras de Inácio de Antioquia, quando refletiu sobre um possível cânon das Escrituras no início do século II: "Para mim, o arquivo é Jesus Cristo; meus arquivos invioláveis são a sua cruz, sua morte, sua ressurreição, e a fé que vem dele".

Nenhum comentário:

Postar um comentário